6/10/2011

9ème anniversaire de la restauration de l'indépendance

Intervention (en portugais) de M. Nélson Santos, l'Ambassadeur du Timor Leste à Bruxelles, lors de la commémoration du 9ème anniversaire de la restauration de l'indépendance :

Desde já gostaria de agradecer a participação de todos aqui presentes, mas em particular ao Senhor Carlos Semedo, da associação France Timor-Leste por ter organizado este evento e que muito tem feito pelo nosso país, mas também às autoridades Francesas por sempre terem dado interesse e apoio à nossa causa.

E com enorme satisfação que estamos aqui a celebrar o 9o aniversario da Restauração da Independência de Timor-Leste. Os últimos 9 anos foram de trabalho árduo e intenso. Enfrentamos e ultrapassamos muitos desafios. Houve momentos de euforia, em que todos os sonhos eram possíveis, e houve momentos menos bons nomeadamente a crise de 2006, onde a situação do país parecia insustentável.

Numa perspectiva mais equilibrada, desde a Restauração da Independência, temos feito progressos e desenvolvimentos significativos, mas ainda há bastante caminho por enfrentar. Um dos principais objectivos do nosso país é de atingir as metas de desenvolvimento do milénio até 2015, não esquecendo que Timor-Leste é um dos 10 países do mundo com o índice de crescimento económico mais elevado nos últimos 4 anos apesar da crise mundial.

Apenas para terem uma perspectiva melhor, na área da saúde, onde tivemos de construir quase todas as infra-estruturas a partir de zero, foram vacinadas até 2009, 80 mil crianças. No combate à Tuberculose, ultrapassamos no ano passado os objectivos das metas de desenvolvimento do milénio, a lepra foi praticamente erradica e a mortalidade infantil reduzida significativamente. Na educação, também fizemos grandes progressos, entre outros.

O relatório da Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Humano, publicado este ano, mostra que em 9 anos, ultrapassamos na nossa zona geográfica países como a Birmânia, o Laos e o Camboja, e o nosso índice de desenvolvimento é também superior ao da maioria dos países africanos, apesar destes terem-se tornado independentes muitos anos antes.

Estes progressos não assentam apenas na política e visão do governo ou no trabalho árduo dos timorenses. Estes avanços devem-se também ao apoio que recebemos da comunidade internacional e dos amigos de Timor-Leste espalhados pelo mundo. A assistência e carinho que temos recebido dos nossos amigos e parceiros de desenvolvimento continuará a ser importante para Timor-Leste nos próximos anos.

Associações tais como a France Timor-Leste, ou amigos de Timor-Leste presente em Bruxelas foram muito importantes para a nossa independência porque durante o período da ocupação faziam a ponte entre os timorenses da resistência e a comunidade internacional. Eram estas associações que transmitiram o que se passava realmente em Timor-Leste divulgando imagens, documentos que provavam atentados aos direitos do homem. Recordo que em 1992, altura em que Timor-Leste era um caso ignorado, e um assunto de inconveniência para muitos políticos, participei aqui em Paris, numa manifestação promovida pela associação “Agir pour Timor”. Estas foram muitas das iniciativas que sempre nos inspiraram a continuar com a nossa luta de libertação. Presto aqui o meu tributo.

Fiquei grato quando vi o trabalho de divulgação feito através do blogue da associação. É-nos muito importante neste momento aumentar a visibilidade, porque muita gente na União Europeia ainda não conhece Timor-Leste.

Aproveitamos esta ocasião para fortalecer a colaboração tanto a nível da associação como com as autoridades locais. Timor-Leste tem necessidade de formar profissionais e esta seria uma oportunidade para aumentar a cooperação local por exemplo com um programa de intercâmbio de estudantes para o ensino da língua francesa.

Faço aqui um apelo à associação. Em Março e Junho de 2012, teremos eleições Presidenciais e Legislativas em Timor-Leste. Estas eleições vão marcar outro momento crucial na nossa democracia. Espero que as eleições possam consolidar e reforçar ainda mais a democracia e levar o país para um caminho ainda mais estável que favorize o desenvolvimento sustentável. Espero que a associação possa enviar observadores eleitorais a Timor-Leste no período das eleições, presidenciais e legislativas.

Para terminar, gostava de despertar o interesse geral no meu país. Timor-Leste é o país das novas oportunidades. Visitem Timor-Leste!


Photo Hugo Martins

Aucun commentaire: